sábado, 8 de janeiro de 2011

Padrões de cores

A Cor é um dos elementos mais importantes em qualquer processo de comunicação visual.
Modelos de cores descrevem as cores que vemos e com as quais trabalhamos em gráficos digitais. Cada modelo de cor, como RGB, CMYK ou HSB, representa um método diferente para descrever e classificar cores. Modelos de cores utilizam valores numéricos para representar o espectro visível de cores. Um espaço de cores é uma variante de um modelo de cor e tem uma gama (intervalo) específico de cores. Por exemplo, dentro do modelo de cores RGB, há vários espaços de cores: Adobe® RGB, sRGB e Apple® RGB. Embora cada um desses espaços de cores defina cores usando os mesmos três eixos (R, G e B), suas gamas são diferentes.

 

Cores em Gráficos Digitais

Ao trabalhar com essas cores num gráfico, estamos a  ajustar valores numéricos no arquivo. É fácil imaginar um número como uma cor, mas esses valores numéricos não são cores absolutas por si só, apenas têm um significado de cores no espaço de cores do dispositivo que está produzindo a cor.
Como cada dispositivo tem o seu próprio espaço de cores, cada um pode reproduzir cores apenas na sua gama. Quando uma imagem é movida de um dispositivo para outro, as suas cores podem ser alteradas, porque cada dispositivo interpreta os valores RGB ou CMYK de acordo com o seu próprio espaço de cores. Por exemplo, é impossível que todas as cores exibidas num monitor sejam identificamente correspondidas numa impressão a partir de uma impressora de mesa. Uma impressora opera em um espaço de cores CMYK, enquanto um monitor opera em um espaço de cores RGB. Suas gamas são diferentes. Algumas cores produzidas por tintas não podem ser exibidas num monitor, enquanto outras que podem ser exibidas num monitor não podem ser reproduzidas com o uso de tintas em papel.
Mesmo que seja impossível corresponder perfeitamente todas as cores em diferentes dispositivos, é possível utilizar o gerenciamento de cores para garantir que a maioria delas seja idêntica ou semelhantes para parecerem consistentes.

 

RGB

Uma grande percentagem do espectro visível pode ser representada pela mistura da luz colorida vermelha, verde e azul (RGB) em várias proporções e intensidades. Nos pontos em que as cores se sobrepõem, elas criam ciano, magenta e amarelo.
Cores RGB são chamadas de cores aditivas porque o branco é produzido com a adição de R, G e B ao mesmo tempo; ou seja, toda a luz é refletida de volta ao olho. Cores aditivas são usadas para iluminação, televisão e monitores de computador. Por exemplo, seu monitor, cria cores ao emitir luz através de fósforos vermelhos, verdes e azuis.

Cores aditivas (RGB)
R.Vermelho
G.Verde
B.Azul

Pode-se trabalhar com valores de cor usando o modo de cores RGB, que tem como base o modelo de cores RGB. No modo RGB, cada um dos componentes RGB pode usar um valor que varia de 0 (preto) a 255 (branco). Por exemplo, o vermelho-claro pode conter um valor R de 246, um valor G de 20 e um valor B de 50. Quando os valores de todos os três componentes são iguais, o resultado é um tom de cinza. Quando o valor de todos os componentes é 255, o resultado é branco puro e, quando todos os componentes têm valores de 0, o resultado é preto puro.
O Illustrator inclui um modo de cores RGB modificado, chamado de RGB seguro para a Web, que inclui apenas as cores RGB apropriadas para uso na Web.

 

CMYK

Enquanto um modelo RGB depende de uma fonte de luz para criar cores, o modelo CMYK tem como base a qualidade de absorção da luz da tinta impressa no papel. À medida que a luz branca incide sobre tintas translúcidas, uma parte do espectro é absorvida. A cor não absorvida é refletida de volta ao olho.
Combinar pigmentos puros de ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) resultaria em preto com a absorção, ou subtração, de todas as cores. Por esse motivo, elas são chamadas de cores subtrativas. A tinta preta (K) é adicionada para melhorar a densidade das sombras. A letra K é utilizada porque o preto (“black” em inglês) é a cor chave (“key” em inglês) para o registro de outras cores e porque a letra B também representa o azul (“blue” em inglês). A técnica de combinação dessas tintas para reproduzir cores é chamada de impressão de processo em quatro cores.



Cores subtrativas (CMYK)
C.Ciano
M.Magenta
Y.Amarelo
K.Preto

Pode-se trabalhar com valores de cor usando o modo de cores CMYK, que tem como base o modelo de cores CMYK. No modo CMYK, cada uma das tintas de processo CMYK pode usar um valor que varia de 0 a 100%. As cores mais claras recebem porcentagens menores de cores das tintas de processo, enquanto as cores mais escuras têm valores de percentagem maiores. Por exemplo, um vermelho-claro pode conter 2% de ciano, 93% de magenta, 90% de amarelo e 0% de preto. Em objectos CMYK, baixas percentagens de tinta estão mais próximas do branco, enquanto altas percentagens de tinta estão mais próximas do preto.
Use o CMYK ao preparar um documento para ser impresso com o uso de tintas de processo.

 

HSB

Com base na percepção humana da cor, o modelo HSB descreve as três características fundamentais da cor:
Matiz: Cor refletida de ou transmitida por meio de um objecto. É medida como um local no disco de cores padrão, expresso como um grau entre 0° e 360°. No uso comum, a matriz é identificada pelo nome da cor, como vermelho, laranja ou verde.
Saturação: Intensidade ou pureza da cor (às vezes, denominada croma). A saturação representa a intensidade de cinza na proporção da matriz, medida como uma percentagem de 0% (cinza) a 100% (totalmente saturado). No disco de cores padrão, a saturação aumenta do centro para a aresta.
Brilho: A luminosidade ou escurecimento relativo da cor, geralmente medido como a percentagem de 0% (preto) a 100% (branco).
 
 

 

Lab

O modelo de cores CIE Lab tem como base a percepção humana das cores. Trata-se de um dos vários modelos de cores produzidos pela CIE (Commission Internationale d’Eclairage), uma organização dedicada a criar padrões para todos os aspectos da luz.
Os valores numéricos no Lab descrevem todas as cores vistas por uma pessoa com visão normal. Como o Lab descreve a aparência de uma cor, em vez de descrever a quantidade um colorante específica necessária para um dispositivo (como um monitor, impressora de mesa ou câmera digital) produzir cores, ele é considerado um modelo de cores independente do dispositivo. Os sistemas de gerenciamento de cores usam o Lab como uma referência de cores para transformar uma cor de um espaço de cores numa cor de outro espaço de cores, de maneira previsível.
No Illustrator, pode-se usar o modelo Lab para criar, exibir e processar amostras de cores especiais. Porém, não é possível criar documentos no modo Lab.

 

Escala de Cinza

A escala de cinza usa tons de preto para representar um objecto. Cada objecto numa escala de cinza tem um valor de brilho que varia de 0% (branco) a 100% (preto). As imagens produzidas com o uso de scanners em preto-e-branco ou em escala de cinza são geralmente exibidas em escala de cinza.
A escala de cinza também permite converter o trabalho artístico colorido em trabalho artístico em preto-e-branco de alta qualidade. Nesse caso, o Adobe Illustrator descarta todas as informações de cores no trabalho artístico original, e os níveis (tons) de cinza dos objectos convertidos representam a luminosidade dos objectos originais.
Quando se converte objectos numa escala de cinza em RGB, os valores de cor de cada objecto recebem o valor de cinza anterior do respectivo objecto. Também é possível converter um objecto em escala de cinza num objecto CMYK.

 

Espaço de Cores e Gamas

Um espaço de cores é um intervalo de cores no espectro visível. Um espaço de cores também pode ser uma variação de um modelo de cores. O Adobe RGB, o Apple RGB e o sRGB são exemplos de diferentes espaços de cores com base no mesmo modelo de cores.


Gamas de diferentes espaços de cores
 
A.Gama visual
B.Espaço de cores RGB
C.Espaço de cores CMYK

O intervalo de cores num espaço de cores é chamado de gama. Diferentes dispositivos (monitor de computador, scanner, impressora de mesa, prelo, câmera digital) num fluxo de trabalho opera dentro de diferentes espaços de cores e cada um com gamas distintas. Algumas cores na gama de um monitor de computador não estão dentro da gama de uma impressora jacto de tinta, e vice-versa. Quando uma cor não pode ser produzida num dispositivo, considera-se que ela está fora do espaço de cores desse dispositivo específico. Por outras palavras, a cor está fora da gama.

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