domingo, 9 de janeiro de 2011

Espaços de Cor

Um Espaço de Cor pode ser visto como um sistema definido por uma base representativa das componentes, de acordo com a definição do espaço considerado. A representação de qualquer cor pode então ser feita à custa da combinação dessas componentes. São normalmente tridimensionais, pelo que se desenvolveu uma aplicação com a apresentação das três componentes de cada Espaço de Cor. Foram utilizados no trabalho os Espaços de Cor mais conhecidos nesta área.

● RGB

É o mais comum dos espaços, pois é directamente suportado nos ecrãs a cores.
Qualquer cor é expressa sobre a mistura de Vermelho (R), Verde
(G) e Azul (B). Valores destas componentes variando entre 0 (min) e 255 (max).

 

● YUV

É um espaço definido em termos de luninância (brilho) e de duas componentes de crominância. Além disso, tem uma grande aproximação à percepção do olho humano.


● HSV

HSV (Hue, Saturation e Value - Tonalidade, Saturação e Valor, respectivamente), é um Espaço de Cor preferencial no meio artístico, pelas suas componentes serem directamente relacionadas com o modo de como o humano caracteriza uma determinada cor. O H, variando de 0º a 360º (no algoritmo será entre 0 e 1), corresponde ao tipo de cor – sendo a referência o Vermelho; com S, variando de 0 a 1, dando a “pureza”; e V, também de 0 a 1, correspondendo ao brilho.


 NTSC (YIQ)

É também conhecido como video color space. Tal como em YUV, a primeira componente é a luminância, e as duas outras são a Crominância, mas pelo que, neste caso, são denominadas por “em fase” (I) e “em quadratura” (Q), referindo ao método de como estas componentes são combinadas na obtenção das cores. Na prática, trata-se de uma outra representação do plano UV (com um determinado Y) com um referencial desfasado.


● YCbCr

Este Espaço de Cor também tem a mesma característica de ter a componente de luminância, tal como outros acima referidos. As restantes duas componentes são a Crominância de Azul (Cb) e de Vermelho (Cr). Como se pode ver no plano representado, com Y=0.5 (numa escala de 0 a 1), a variação da segunda componente – eixo horizontal – faz perceber a variação de tonalidade azul, e a variação segundo o eixo de Cr – vertical – faz notar a variação de tonalidade vermelha. A combinação destas variações resulta no aparecimento das outras cores.


Uma característica importante de salientar dos Espaços de Cor com componente Y (luminância) é a possibilidade de tornar as imagens compatíveis com dispositivos (ecrãs) a Perto e Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário