▪ Gestão de cor
A international Color Consortium (ICC) definiu uma tecnologia de perfis de cor (Perfis ICC) para encontrar uma solução para a gestão de cor na área da impressão, ou seja o objectivo tem como intuito encontrar uma forma de estabilizar e standarizar os processos da produção gráfica criando assim normas para os valores colorimétricos a serem utilizados para diferentes 5 tipos de papel (couché, couché mate,LWC, offset, offset amarelado), bem como as quatro como habituais de modo a que todas as gráficas sigam os mesmos parâmetros de impressão.
Elementos de análise que possibilitam a verificação de diversos aspectos qualitativos do impresso.
Em algumas barras de controle mais complexas, destinadas a verificação mais ampla do impresso, podemos encontrar uma área muito especial também chamada de IT8.
A IT8 é composta na verdade de uma diversidade de elementos e por si já se configura como uma barra de cor especial.
A sua maior utilidade diz respeito a captação de informações para a criação de Perfis ICC para a gestão de cores.
A IT8 é composta na verdade de uma diversidade de elementos e por si já se configura como uma barra de cor especial.
A sua maior utilidade diz respeito a captação de informações para a criação de Perfis ICC para a gestão de cores.
Vejamos os itens que compõem a escala IT8:
Área 1:
Composta pelas cores primárias CMY mais o K e pelas secundárias RGB em tons sólidos que decrescem gradualmente em valores de percentagens de ponto, servem para se fazer uma leitura densitométrica e calorimétrica das cores resultantes da impressão, valores estes que servirão como base para, por exemplo, os softwares de gestão de cores analisarem quais as cores reproduzíveis por aquele determinado equipamento e as compararem com os dados enviados pelo computador, ou constantes do fotolito, podendo, a partir desta comparação, fazer os ajustes necessários para as correcções de cores.
Área 2:
Idem à área 1, agora com análise das áreas de meia tinta da impressão
Área 3:
Idem para as áreas de tons pastéis, geralmente áreas críticas para impressoras digitais que muitas vezes não são capazes de as reproduzir com as variações subtis necessárias.
Área 4:
Composta pelo conjunto de cores mais prováveis de serem encontrados em um impresso a quatro cores e que servem como referencias estatística para os sistemas de gestão de cores.
Área 5:
Composta por áreas de sombra, se destinam a análise da capacidade da impressora em reproduzir tons críticos em áreas de alta saturação e sobreposição de cores, também trazendo subsídios para se determinar os melhores valores de UCR* ou GCR* a serem utilizados.
*UCR = Under Color Removal
*GCR = Gray Component Replacement
São técnicas de remoção de cores primárias e sua substituição pelo pigmento preto.
Área 6:
Composta de variações de cinzentos que serve para a determinação do ganho de ponto e variações tonais no preto, K, que possibilitam verificar isoladamente o comportamento deste pigmento na impressão.
Note-se que o conjunto de dados analisados possibilitará ao software de gestão de cores traçar um verdadeiro perfil do equipamento impressor e com estes dados armazenados na sua memória na forma de um perfil ICC, serão a base para as conversões necessárias para a correlação de cores entre diferentes equipamentos.
▪ UCR (Under Color Removal)
O UCR (Remoção de cor) - é uma técnica usada em programas de retoque de imagem que reduz a quantidade de magenta, amarelo e cião em áreas neutras, substituindo-as por uma apropriada quantidade de preto.
▪ GCR( Gray Componet Replacement )
O GCR (Substituição da componente cor )- é um algoritmo para a digitalização de imagens que pode reproduzir o componente gris sem alterar os tons de cores na reprodução. Os pontos de ciano, magenta e amarelo são diminuídos, enquanto os pontos de preto são aumentados. O GCR é usado para obter melhor detalhe nas sombras, produzir cores mais consistentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário