- A percepção das cores -
As cores só existem se três componentes estiverem presentes: um observador, um objecto e luz. Apesar da luz branca ser normalmente encarada como "sem cor", na realidade ela contém todas as cores do espectro visível. Quando a luz branca atinge um objecto ele absorve algumas cores e reflecte outras; só as cores reflectidas contribuem para a interpretação da cor feita pelo observador.A percepção das cores: nossos olhos e a visão
O olho humano sente o espectro de cores usando uma combinação da informação vinda de células localizadas no olho, chamadas de cones e bastonetes. Os bastonetes são mais adaptados a situações de pouca luz, mas eles só detectam a intensidade da luz, os cones, por outro lado, funcionam melhor com intensidades maiores de luz e são capazes de discernir as cores. Existem três tipos de cones nos nossos olhos, cada um especializado em comprimentos de luz curtos (S), médios (M) ou longos (L). O conjunto de sinais possíveis dos três tipos de cones define a gama de cores que conseguimos ver. O exemplo abaixo ilustra a sensibilidade relativa de cada um dos tipos de células cone para todo o espectro de luz visível de 400nm a 700 nm.Selecione Modo: | Células Cone | Luminosidade |
Dados cortesia de 'Colour and Vision Research Laboratories' (CVRL), UCL
Misturando as cores por adição e subtracção
Praticamente todas as cores visíveis podem ser produzidas utilizando alguma mistura de cores primárias por combinação aditiva ou subtractiva. O processo aditivo cria cores adicionando luz a um fundo preto, o processo subtractivo usa pigmentos ou tinturas para, selectivamente, bloquear a luz branca. A compreensão de cada um desses processos é a base fundamental para entender a reprodução de cores.Aditivo | Subtrativo |
Mistura de Cor Aditiva | Mistura de Cor Subtrativa | |||||
---|---|---|---|---|---|---|
Vermelho + Verde | Amarelo | Ciano + Magenta | Azul | |||
Verde + Azul | Ciano | Magenta + Amarelo | Vermelho | |||
Azul + Vermelho | Magenta | Amarelo + Ciano | Verde | |||
Vermelho + Verde + Azul | Branco | Ciano + Magenta + Amarelo | Preto |
Processos subtractivos são mais susceptíveis a mudanças na luz ambiente já que eles dependem dessa luz para produzir as cores. Cores impressas normalmente necessitam de um tipo específico de luz para reproduzir fielmente as cores que são vistas em uma tela.
Propriedades da cor: Tom e Saturação
A cor tem dois componentes únicos que a separa da luz acromática: tom e saturação. Descrever cores usando essas termos pode ser altamente subjectivo, mas cada um deles pode ser ilustrado mais objectivamente se inspeccionarmos o espectro de cor da luz.As cores que vemos todos os dias não são compostas só de luz mas também de um comprimento de onda, que contém uma grande gama de comprimentos de onda. O tom de uma cor descreve qual comprimento de onda parece ser o mais dominante. O objecto cujo espectro é mostrado abaixo seria percebido como azulado, mas contém registos de vários outros comprimentos de onda.
A saturação de uma cor é a medida de sua pureza. Uma cor muito saturada é uma cor que contém um conjunto muito estreito de comprimentos de onda e aparenta ser muito mais pronunciada que uma cor similar menos saturada. O seguinte exemplo ilustra o espectro de uma cor azul saturada e uma não saturada.
Selecione o Nível de Saturação: | Baixa | Alta |
Sem comentários:
Enviar um comentário